C.S.P.P.N.

Competência, solidariedade, prestígio.

Serviço de Apoio Domiciliário

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é a resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e ou pessoas que se encontrem no seu domicílio, em situação de dependência física ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e ou a realização das atividades fundamentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.

Em primeira instância dá resposta às necessidades da Vila de Pinhal Novo ou do Concelho de Palmela, bem como utentes encaminhados pelo Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal, de acordo com o protocolo estabelecido.

Objetivos:

• Satisfazer as necessidades básicas dos utentes e as atividades da vida diária.

• Contribuir para melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e famílias.

• Criar condições que permitam preservar e incentivar as relações interfamiliares.

• Minorar situações de isolamento e de solidão.

• Contribuir para a estabilização ou retardamento das consequências nefastas do envelhecimento.

• Contribuir para a permanência dos utentes no seu meio habitual de vida, retardando ou evitando o recurso a estruturas residenciais.

• Contribuir para a prevenção de situações de dependência, promovendo a autonomia.

• Colaborar e/ou assegurar o acesso à prestação de cuidados de saúde.

Serviços Prestados

A Resposta Social de Apoio Domiciliário assegura, em função das necessidades dos utentes, a prestação dos seguintes cuidados e serviços:

• Fornecimento de refeições;

• Cuidados de higiene e conforto pessoal;

• Tratamento de roupa de uso pessoal do utente;

• Higiene habitacional;

• Acompanhamento ao exterior (desde que a situação familiar/económica assim o justifique);

• Encaminhamento para outros serviços (Segurança Social, entre outros...);

• Teleassistência.

Pode consultar a nossa ementa aqui.