Telefones:

212 362 570 | 212 36 1789

  • Facebook Social Icon
  • logo_vertical copy
  • logo
  • logo (2)

© 2017 Centro Social Paroquial de Pinhal Novo

Jardim das Cores

Creche (dos 4 aos 36 meses)

A resposta social de Creche é composta pelas seguintes salas:

  • Sala 1º Berçário (Sala Laranjinha) - 10 crianças

  • Sala 2º Berçário (Sala Rosa) - 14 crianças

  • Sala Parque (Sala Vermelha) - 15 crianças

  • Sala Parque (Sala Verde) - 15 crianças

Objetivos:

  • Proporcionar o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças, num clima de segurança afetiva durante o afastamento parcial do seu meio familiar.

  • Promover a creche (sala e a equipa de trabalho) como um parceiro privilegiado dos pais, na continuidade dos cuidados básicos e dos afetivos.

  • Favorecer a individualização da criança respeitando os seus tempos, os seus ritmos e as suas preferências pessoais, potenciando o desenvolvimento psico-afectivo de cada uma.

  • Criar momentos para que se crie uma relação de amizade e afetividade com a criança, a fim de as mesmas se sentirem seguras, amadas e num ambiente estável e harmonioso que contribua para um bom desenvolvimento das mesmas.

  • Proporcionar à criança um contacto com o meio que a rodeia, para que se inicie o processo de socialização.

  • Promover a nossa creche como um espaço que fique "registado" como positivo e construtivo na formação de cada criança.

Pré-escolar (dos 3 aos 5 anos)

A resposta social de Pré-escolar é composta pelas seguintes salas:

  • Sala Amarela - 20 crianças

  • Sala Azul - 20 crianças

Objetivos:

  • Formação pessoal e social - Autonomia e socialização:

Criar hábitos sociais;

Criar hábitos de higiene;

Interiorizar o esquema corporal;

Brincar com o outro, respeitar o outro;

Regras de conduta para viver em sociedade.

  • Expressões e comunicação - Linguagem, Matemática e Expressões:

Aquisição e enriquecimento do vocabulário adequado à idade.

Desenvolver competências a nível da comunicação;

Desenvolver as capacidades de concentração, atenção e de memória;

Interiorizar as expressões espácio-temporais;

Desenvolver os sentidos e as suas funções;

Promover o desenvolver das suas capacidades de imaginação e criação.

Contribuir para a criança expressar-se enquanto ser individual nas diferentes atividades plásticas;

Desenho, pintura, modelagem, recorte e colagem, utilizando diferentes atividades plásticas;

Canções, audição de vários estilos musicais, lengalengas, destrava-línguas, poesias, construção de instrumentos musicais, etc.

  • Conhecimento do mundo:

Fomentar o desejo de saber, a curiosidade e o interesse pela experimentação; 

Promover situações de observação do tempo, de seres vivos;

Promover o registo de experiências e vivências das crianças;

Fomentar a importância da preservação, proteção e conservação do ambiente.