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Jardim das Cores

Creche (dos 4 aos 36 meses)

 

“Os objetivos da resposta social Creche visam proporcionar o bem-estar e desenvolvimento das crianças dos 4 meses aos 36 meses, num clima de segurança afetiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar, através de um atendimento individualizado e da colaboração estreita com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo das crianças.” (2010. Ministério Segurança Social)

 

A resposta social de Creche é composta pelas seguintes salas:

Nesta valência, contamos com o apoio de uma equipa de pessoal técnico superior especializado constituído por Educadoras de Infância e Psicóloga, sendo acompanhadas por Ajudantes de Ação Educativa, devidamente formadas.

Inserido na rede escolar nacional, tem apoio do Instituto da Segurança Social, praticando mensalidades em função dos rendimentos familiares.

Objetivos:

  • Proporcionar o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças, num clima de segurança afetiva durante o afastamento parcial do seu meio familiar.

  • Promover a creche (sala e a equipa de trabalho) como um parceiro privilegiado dos pais, na continuidade dos cuidados básicos e dos afetivos.

  • Favorecer a individualização da criança respeitando os seus tempos, os seus ritmos e as suas preferências pessoais, potenciando o desenvolvimento psico-afectivo de cada uma.

  • Criar momentos para que se crie uma relação de amizade e afetividade com a criança, a fim de as mesmas se sentirem seguras, amadas e num ambiente estável e harmonioso que contribua para um bom desenvolvimento das mesmas.

  • Proporcionar à criança um contacto com o meio que a rodeia, para que se inicie o processo de socialização.

  • Promover a nossa creche como um espaço que fique "registado" como positivo e construtivo na formação de cada criança.

Pré-escolar (dos 3 aos 5 anos)

 

“A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.” (2016. OCEPE)

A resposta social de Pré-escolar é composta pelas seguintes salas:

Nesta valência, contamos com o apoio de uma equipa de pessoal técnico superior especializado constituído por Educadoras de Infância e Psicóloga, sendo acompanhadas por Ajudantes de Ação Educativa, devidamente formadas.

Inserido na rede escolar nacional, tem apoio do Instituto da Segurança Social, praticando mensalidades em função dos rendimentos familiares.

Objetivos:

  • Formação pessoal e social - Autonomia e socialização:

Criar hábitos sociais;

Criar hábitos de higiene;

Interiorizar o esquema corporal;

Brincar com o outro, respeitar o outro;

Regras de conduta para viver em sociedade.

  • Expressões e comunicação - Linguagem, Matemática e Expressões:

Aquisição e enriquecimento do vocabulário adequado à idade.

Desenvolver competências a nível da comunicação;

Desenvolver as capacidades de concentração, atenção e de memória;

Interiorizar as expressões espácio-temporais;

Desenvolver os sentidos e as suas funções;

Promover o desenvolver das suas capacidades de imaginação e criação.

Contribuir para a criança expressar-se enquanto ser individual nas diferentes atividades plásticas;

Desenho, pintura, modelagem, recorte e colagem, utilizando diferentes atividades plásticas;

Canções, audição de vários estilos musicais, lengalengas, destrava-línguas, poesias, construção de instrumentos musicais, etc.

  • Conhecimento do mundo:

Fomentar o desejo de saber, a curiosidade e o interesse pela experimentação; 

Promover situações de observação do tempo, de seres vivos;

Promover o registo de experiências e vivências das crianças;

Fomentar a importância da preservação, proteção e conservação do ambiente. 

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